Projeto: "Um, dois, feijão com arroz"


ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE

PROJETO:
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ...”
(Assim como o feijão com arroz estão presentes no nosso dia-a-dia, os números e a matemática também estão!)

TEMA: matemática presente no universo infantil

JUSTIFICATIVA: Este é o último projeto a ser desenvolvido no ano letivo e, conforme análise realizada sobre os projetos anteriormente realizados pudemos constatar que, embora todas as áreas de conhecimento tenham sido contempladas,  cada um privilegiou uma. Assim, sugiro que neste último projeto do ano voltemos nossa atenção para os aspectos da matemática presentes no universo infantil através do projeto “um, dois, feijão com arroz...”
OBJETIVO GERAL: vivenciar a matemática de forma lúdica comprovando a sua presença e importância em nosso dia-a-dia.
Para Kátia Smole (2000a), uma “proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática.
Uma proposta assim incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas (p.62).”
Para que a aprendizagem aconteça, ela deve ser significativa, exigindo que:
- Seja vista como compreensão de significados;- Se relacione com experiências anteriores, vivências pessoais e outros conhecimentos;
- Permita a formulação de problemas de algum modo desafiantes, que incentivem cada vez mais;
- Permita o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções, conceitos, etc;
- Permita a utilização do que é aprendido em diferentes situações;
- Permita modificações de comportamento.Uma das habilidades desenvolvidas no estudo da matemática é a de resolver problemas: um problema é toda a situação que permita algum questionamento ou investigação (Smole, 2000b, p.13).
As situações-problema podem ser: planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não-convencionais e, até mesmo, convencionais, desde que permitam o desafio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
·         estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
·         comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas á quantidades, espaços e medidas, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
·         ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
CONTEÚDOS
0 Á 3 ANOS
·         Utilizar a contagem oral,  as noções de quantidade,  de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com a professora;
·         Manipular e explorar objetos e brinquedos;
4 E 5 ANOS
·         Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;
·         Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;
·         Comunicar  quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais;
·         Identificar a posição de um objeto ou número em uma série, explicitando a noção de antecessor e sucessor;
·         Identificar os números em diferentes contextos;
·         Comparar escritas numericas, identificando algumas regularidades;
·         Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas;
·         Reconhecer algumas noções de medidas de comprimento, peso e de volume, pela utilização de unidades de medidas convencionais e não convencionais;
·         Marcar o tempo por meio de calendário;
·         Utilizar de maneira lúdica o dinheiro, fazendo uso de linguagem própria de nosso sistema monetário;
·         Representar a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinentes nos jogos e brincadeiras;
·         Explorar e identificar as propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos...
·         Representar bidimensionalmente objetos;
·         Identificar pontos de referência para situar-se ou deslocar-se no espaço;
·         Descrever e representar pequenos trajetos e percursos observando pontos de referência;

Embora o projeto esteja voltado para a matemática, as outras áreas de conhecimento também serão contempladas. O importante é ter claro que o referencial é a matemática , ou seja, o recurso e a estratégia norteadores partem desta área de conhecimento.

LETRAMENTO:
OBJETIVOS:

·         ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
·         familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros , revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
·         escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
·         interessar-se por escrever palavras e textos ainda que de maneira não convencional.
·         reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
·         escolher os livros para ler e apreciar.
·         participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral. contando suas vivências
·         interessar-se pela leitura de histórias
·         familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, ...
CONTEÚDOS
0 á 3 anos
·         Fazer uso da linguagem oral para conversar, relatar vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos;
·         Participar de situações de leitura de diferentes gêneros;
·         Participar com interesse de situações eu que se faça necessário o uso da leitura e da escrita;
·         Observar e manusear  com cuidado os  diversos materiais impressos;
·         Identificar e nomear figuras e ou objetos relacionados ao tema abordado;
·         Incorporar palavras novas ao seu vocabulário;
4  e 5 anos
·         Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no seu cotidiano;
·         Elaborar perguntas e respostas de acordo com o contexto de que participa;
·         Argumentar suas ideias e pontos de vistas;
·         Recontar histórias apreciadas com aproximação ás características da original;
·         Conhecer  e reproduzir oralmente jogos verbais, como trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas  e canções;
·         Participar com interesse das situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros;
·         Participar de situações de leitura próprias mesmo que de maneira não convencional;
·         Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes;
·         Observar e manusear com cuidado materiais impressos;
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer;
·         Participar com gosto de situações em que a escrita se faça necessária;
·         Escrever o proprio nome sem auxilio de ficha nas situações em isto for necessário;
·         Produzir textos , individual ou coletivamente ditados oralmente ao professor;
·         Escrever com segurança, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento sobre o sistema de escrita;
·         Respeitar a produção própria e alheia;
·         Identificar e nomear figuras e ou objetos relacionados ao tema abordado;
·         Expressar os conhecimentos adquiridos fazendo uso de palavras específicas do tema meio ambiente incorporadas ao seu vocabulário;
CIÊNCIAS
O Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil.
Sabe-se que na educação infantil, as crianças ainda não estão alfabetizadas, então, elas deverão vivenciar experiências, interagir com o meio natural e social. Desta maneira elas aprendem sobre o mundo, procurando respostas às seus questionamentos, porque elas são muito curiosas e investigadoras.
Muitos temas interessantes podem ser trabalhados com as crianças, histórias de outros tempos, heróis, castelos, pequenos animais e outros. É importante que o professor propicie às crianças as explorações de idéias e depois compare-as com as que são propostas pela ciências. Bem como não utilizar muito a terminologia técnica que poderá dificultar maior compreensão por parte dos pequenos.
Deve-se ter cuidado ao trabalhar os conteúdos, ao elaborar as atividades, pois muitas vezes os temas não ganham a profundidade nem a importância e cuidado necessário e acabam por não oferecer a construção de conhecimento das crianças, deixando de valorizar até mesmo o que elas já sabem.
O trabalho com os conhecimentos oriundos das Ciências Humanas e Naturais, deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e que assim elas possam construir conhecimentos diversos a respeito do meio social e natural.
As crianças tomam consciência do mundo, de maneiras diferentes a cada etapa de seu desenvolvimento, as transformações que acontecem em seu pensamento influenciam no desenvolvimento da linguagem e suas capacidades de expressão.
Em seus primeiros anos de vida a criança constrói conhecimentos práticos, com vivências e ações do seu dia- a - dia, na creche ou jardim de infância e também no convívio com a família. Pois suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos objetos concretos, da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.
Afirma-se que quanto maior a variedade de experiências cotidianas pelas quais passam as crianças, maior também será o processo de reconstrução que propiciará mudanças positivas nas estruturas de pensamento e linguagem delas.
É por meio do brincar, do faz - de - conta que as crianças refletem sobre o mundo, constroem novos significados, constroem s conhecimento sobre si mesmas, sobre outras pessoas, sobre lugares, formulam hipóteses e fazem seus questionamentos.
É de extrema importância que a escola de educação infantil, bem como os educadores que ali trabalham, tenham os objetivos claros ao se trabalhar com os pequenos.
Explorar o ambiente, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas, objetos diversos, estimulando a curiosidade e o interesse, isso para as crianças de zero a três anos. Já para as crianças de quatro a seis anos, deve-se garantir que elas aprendam a interessar-se pelo mundo social e natural, imaginar soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas relações sobre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos, estabelecer relações entre o meio e as formas de vida que ali se existam, valorizar a preservação das espécies e qualidade da vida humana.
Para que os objetivos sejam alcançados, deve-se oferecer às crianças atividades que envolvam brincadeiras, jogos, canções, explorações de diferentes objetos, conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Conclui-se que são muitos os papéis do professor; ele é o facilitador, que cria ambientes propícios para uma boa aprendizagem, também o catalisador, que desperta o poder intelectual da criança, estimula e a encoraja, o consultor que observa, ouve, espera o tempo necessário para que a criança reflita sobre o problema e com sua ajuda consiga resolve-lo. E o de modelo, que expõe para as crianças a importância da criatividade, da persistência, e curiosidade de aprendizes que foram bem sucedidos. Não pode-se esquecer que esse professor modelo deve realmente ser um modelo para seus alunos,pois as crianças procuram imitar as atitudes de seu professor. Portanto, essa influência deverá agregar valores às crianças, não o contrário.
Não se pode esquecer também que o professor irá avaliar seu aluno, para tanto deverá refletir ao fazer tal avaliação, pois ela é diária, contínua e processual. É importante que ele conheça muito bem o processo de aprendizagem ao qual se encontram os alunos. Para isso ele deve contar com seus registros, prática essa, que tem de se fazer presente, diariamente na vida do professor. O registro é um documento da vida escolar de todos, por isso contém informações preciosas sobre a aprendizagem de toda a turma. Vale lembrar, que esses registros são realizados para cada aluno individualmente, pois cada criança tem seu ritmo de construção de conhecimento e suas peculiaridades, que necessitam ser respeitadas.
CIÊNCIAS (NATUREZA E SOCIEDADE)
OBJETIVOS
·         interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias
·         estabelecer algumas relações entre o modo de vida aracterístico de seu grupo social e de outros grupos
·         estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a  preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

CONTEÚDOS
0 á 3 anos
·         participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ás tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos
·         Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
·         Contato com pequenos animais e plantas.
·         Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
4  e 5 anos
·         participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
·         conhecimento do modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
·         identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
·         valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
·         observação da paisagem local;
·         utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
·         valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
·         participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
·         reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.
·         conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons.
·         cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes e à sua conservação.
·         estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas carcaterísticas e suas necessidades vitais.
·         conhecimento de algumas espécies da fauna e flora brasileira e mundial.
ARTES
OBJETIVOS
·         interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as q uais entrar em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura
·         produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
CONTEÚDOS
de 0 a 3 anos
·         explorar e manipular materiais de diferentes texturas e espessuras de meios e suportes gráficos variados.
·         explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
·         cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
·         cuidar dos materiais e dos trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo.
·         observar e identificar imagens diversas.

de 4 a 6 anos
·         criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço,textura, etc...
·         exploração e utilização de alguns procesimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc...
·         exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
·         conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema, etc...
·         apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
·         observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura...
·         leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
·         apreciação des artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.

MÚSICA
objetivos
·         explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
·         perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

conteúdos
·         exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
·         interpretação de músicas e canções diversas.
·         participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
·         escuta de obras musicais variadas.
·         participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.
·         reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons.
·         altura (grave/agudo), duração (curto/longo), intensidade(fraco/forte) e timbre(característica que distingue e personaliza cada som).
·         reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais.
·         participação em jogos e brincadeiras que envolvam dança ou improvisação musical.
·         repertório de canções para desenvolver memória musical.
·         escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
·         reconhecimento de elementos musicais básicos:frases, partes, elementos que se repetem.
·         informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

MOVIMENTO
OBJETIVOS
·         ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação
·         explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades do seu corpo
·         controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas  habilidades motoras para utilização em jogos , brincadeiras, danças e demais situações.
·         utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos.
·         apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
CONTEÚDO
        de 0 à 3 anos
·         reconhecimento progressivo de segmentos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com o outro.
·         expressão de sensações e rítmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
de 4 à 6 anos
·         utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
·         percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
·         valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança.
·         percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
·         participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar...para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
·         utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, reistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
·         valorização de suas conquistas corporais.
·         manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

DESENVOLVIMENTO:
Planejamento:
·         Em que situações a matemática ou os números estão presentes no nosso cotidiano(criança)?
·         Que recursos podemos utilizar para contemplar estas situações?
·         De que forma podemos apresentar esses recursos (estratégia)?
·         Como promover a interdisciplinaridade com artes, movimento, música, ciências e letramento?.
DESENVOLVIMENTO

Para os pequenos as noçoes de matemáticas são as mais simples possíveis. Em relação á contagem oral esta irá até o número que tiver significado para a turma, como por exemplo o número de crianças na sala.
Em noçÃO de quantidade abordar os conceitos um, nenhum, muito, pouco, cheio e vazio.
Noções de tempo são agora, depois, hoje, amanhã, cedo e noite noção de espaço são perto/longe, dentro/fora, cima/embaixo, alto/baixo, grande/pequeno.
·         recitar parlendas que contenham contagem como um, dois, feijão com arroz..., a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota 1, bota 2..., etc...
·         cantar e encenar ou dramatizar cantigas que contenham contagem: um, dois, três indiozinhos..., a carrocinha pegou 3 cachorros..., o meu chapéu tem 3 pontas..., mariana conta 1, mariana conta1..., 5 patinhos foram passear além da montanha para brincar..., 5 macaquinhos pulavam na cama um caiu com a cabeça no chão..., etc...
·         contar histórias fazendo uso de estratégias diferenciadas como fantoche de bonecos, de vara, gravuras na parede, objetos, objetos sonoros,...
HISTÓRIAS SUGERIDAS:
galinha ruiva –  quantidade 1, medidas de capacidade (copo, colheres...)
 joão e maria – espaço ( marcar o percurso)
 cachinhos dourados- grandezas (grande, médio, pequeno)
 dona baratinha – sistema monetário (dinheiro)
 o fazendeiro, seu filho e o burro – cima/embaixo
o burro e o sal -   leve/ pesado
 a festa no céu- subir/descer, dentro/fora, leve /pesado
 o barquinho vai... distância , figuras geométricas
a roupa nova do imperador – metro
Puxa, que longe
Quem parte, reparte
Material para consulta:
·         baú do professor 3 e 4 anos
·         estimulação precoce de 3 a 6 anos
·         referencial curricular nacional para educação infantil
·         educação físisca no cotidiano escolar vols.2,3 e 4
·         apostila Por que brincar e as brincadeiras
·         fazendo arte com os mestres
·         livro gigante de artes para crianças
·         Apostila  150 jogos para estimulação infantil;
sugestões de atividades:
·         criar caixas decoradas de forma chamativa para colecionar potes, bolinhas de cores e texturas diferentes, peças de encaixe, caixinhas, bichinhos de borracha e de pelúcia  para manipulação e exploração;
·         encher e esvaziar potes com areia e água;
·         transferir líquidos e massas de um pote para outro com colheres ou copos;
·         estimar a quantidade de “macarrão” que cabe no pote. Pode-se fazer montes  com quantidades diferentes e deixar que as crianças deduzam qual pote será utilizado para guardar o macarrão dos montes.
·         Promover rodas de curiosidades apresentando objetos relacionados á sistemas de medidas de tempo(relógios, bússulas, calendários), de cumprimento (metro, régua, fita métrica), de massa (balanças de pé e de mão, copos de medida) e de capacidade ( litros, copos, colheres)
·         Montagem ou reprodução de imagens com figuras geométricas.
·         Completar desenhos -  dê a metade do desenho para eles completarem a parte que falta
·         Comparar palavras destacando o número de letras, de sílabas, a letra inicial, a letra final através do jogo “descubra a palavra”
·         confeccionar um quadro para registrar o número de alunos presente e ausentes – 1 bonequinho por criança, mas trer o espaço para representar a quantidade em numerais também;
·         confeccionar um relógio com rotina (rodinha/atividade/água/lanche/parque/soninho/ir embora)
·         promover horário de conto e reconto de histórias lembrando que a criança precisa de ferramentas para que a auxiliem na memorização, estas podem ser gravuras, fantoches ou objetos);
·         Recitar parlendas, versinhos e  poesias com recursos diferenciados e que contenham linguagem matemática;
·         Criar convites escritos par as turminhas vizinhas visitarem a sala para brincar, para lanchar, para ouvir histórias...
·         Sempre que for realizar alguma atividade em folha, registrar o nome da criança no alto da folha com letra de forma maiúscula ou se a criança for registrar definir o espaço que irão utilizar para escrever o nome (noção de espaço);
·         Decorar caixas para guardar livros, revistas, jornais, panfletos e outros na sala para manuseio e exploração.
·         Brincar de corre cutia (correr por fora, sentar dentro), de “sai piaba” onde uma criança fica dentro da roda, de macaco na roda, e outras de demonstrem o espaço dentro e fora e outras que vivenciem os conceitos matemáticos ou que a contagem oral se faça necesária.
·         Colocar diversos objetos na roda e compará-los para verificar qual é maior, menor, mais pesado, leve, ...
·         Distribuir bichinhos e potes e deixar que façam correspondência bichinho/pote para que deduzam se cabem.
·         Numa bacia com água vivenciar objetos que afundam e que não afundam.
·         Trazer pequenos animais para contato e observação ( peixe, cachorrinho, pássaro, pintinho) chamar a atenção para a matemática deles como quantidade de pernas, olhos, boca ou bica, asas, ...
·         Arremessar bolinhas no  balde e contar depois.
·         Observar gravuras e descrevê-las ou montá-las em 3d.
·         Desenhar em espaço grande – folha A3
·         Desenhar em espaço pequeno ¼ da folha A4
·         Fazer colagem dentro do pratinho;
·         Fazer colagem do lado de fora da lata
·         Modelar com massinha bastões ou bolas grandes e pequenas
·         Construir grandes ou pequenas torres com blocos ou embalagens vazias
·         Marcar ritmos e pausas de músicas diversas.
·         Caminhar e dançar ao ritmo das músicas;
·         Variar os estilos de musicas para a hora do soninho
·         Dançar/ movimentar o corpo, braços e pernas da criança ao ritmo das músicas
·         Incentivar a resolução de situações-problema mesmo que de forma não convencional.
·         Bingo de cálculos simples
·         Criar e/ou realizar jogos que contemplem os conteúdos a serem trabalhados.
Sugestões:
1. JOGO DO TABULEIRO- Material: tabuleiro individual com 20 divisões, um dado com pontos ou numeração, material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).- Aplicação: cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.
2. JOGO TIRANDO DO PRATO- Material: pratos de papelão ou isopor (um para cada criança), material de contagem (ex.: 20 para cada criança), dado.- Aplicação: os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças, quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.
3. BATALHA- Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas (estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).
4. LOTO DE QUANTIDADE- Material: dado com pontos, cartelas com desenhos da configuração do dado e fichas para marcar as cartelas sorteadas.- Aplicação: cada jogador recebe uma cartela com três desenhos que representem uma das faces do dado. Na sua vez, joga o dado e se tiver na sua cartela um desenho IGUAL ao da face sorteada, deve cobri-la com a ficha. Termina quando alguém cobrir os três desenhos da sua cartela.
5. JOGO DO 1 OU 2 - Material: dado com apenas os números 1 e 2, ou fichas em uma sacola (números 1 e 2).- Aplicação: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira uma ficha. O jogador lê o número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex.: nariz, boca, cabeça, etc) ou duplas (olhos, orelhas, braços, etc). Não pode repetir o que o outro já disse. Caso não lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.
6. SACOLA MÁGICA- Material: uma sacola, um dado, materiais variados (em quantidade).- Aplicação: uma criança joga o dado, lê o número e retira da sacola a quantidade de objetos correspondente à indicação do dado. Passa a vez a outro jogador, até que todos os objetos sejam retirados da sacola. Podemos comparar as quantidades no final (mais/menos, muitos/poucos).
7. FORMANDO GRUPOS- Material: apito, cartazes com números escritos.- Aplicação: as crianças se espalham em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito. - Discutir: quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?
8. O QUE É, O QUE É? - Material: uma sacola e os blocos lógicos (sugiro 4 peças diferentes).- Aplicação: Selecionar as peças colocadas dentro do saco e mostrar às crianças. A criança coloca a mão no saco e através do tato identificará a forma que tateou. À medida que forem retiradas do saco, perguntar quantas ainda faltam.- Variação: a professora coloca a mão, descreve e as crianças tentam adivinhar. Ex.: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado).
9. DEZ COLORIDOS- Material: canudos coloridos, copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.- Aplicação: as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.- Variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou mais / menos / mesma quantidade, etc.
10-Tabuleiro - Organização da Classe: Duplas. Material: Um tabuleiro (um papel cartão retângular quadriculado em 4 linhas e 6 colunas) para cada jogador ou dupla. Regras-Um dado e fichas ( tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador -Cada jogador na sua vez joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. -Vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.
11-Livro: CLACT... CLACT... CLACT...Liliana e Michele Iacocca, Editora Ática, 1988.Faixa etária: crianças de quatro e seis anosO livro conta a história de uma tesoura que encontra muitos papéis picados.Descontente com a qualidade dos recortes e com a desordem dos papéis coloridos, a tesoura resolve arrumar os papéis e para isso utiliza recursos como classificação e montagem de formas geométricas.
CONTEÚDOS, OBJETIVOS E HABILIDADESCom o uso do livro Clact... clact... clact... Você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, compreensão das propriedades das figuras geométricas, perceberem a regularidade em uma seqüência dada e criar seqüências. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção.
LENDO A HISTÓRIA

O trabalho com a leitura e com as explorações literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser desenvolvido a partir do livro. Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os sons onomatopaicos fortemente presentes na história. Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história.Você também pode parar a leitura do livro em um determinado momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer em seguida, como eles acham que a história continua, podendo mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação imaginada pelas crianças.
Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro.Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história; Pergunte aos seus alunos o que eles fariam se fossem uma tesoura encontrando os papéis misturados após um tremendo de um espirro. Anote a sugestão de cada um e depois elabore um texto coletivo. Em grupo os alunos irão criar uma ilustração para esse texto, usando papéis recortados na forma das figuras da história
12-Dominó ao contrário Este é de cores... O azul não se encosta ao azul, o verde não se encosta ao verde. Com esse jogo, a turma aprende a planejar e a corrigir.
- COMO FAZER: Em uma folha de papel, faça o contorno de uma figura qualquer - um objeto, um animal ou uma forma geométrica. Divida-a aleatoriamente. Para os pequenos de quatro a seis anos e para os iniciantes de 7 a 10, faça até dez subdivisões para não dificultar muito. Quando sentir que os alunos maiores já dominam a atividade, aumente as subdivisões ou deixe que criem as próprias figuras.
- COMO JOGAR O jogo é individual. Cada aluno recebe quatro canetas hidrocor ou lápis de cores diferentes e a folha com a figura desenhada. Os pequenos podem trabalhar com giz de cera grosso, pintura a dedo e colagem de papéis ou de tecidos. O objetivo é colorir a figura usando as quatro cores sem deixar regiões vizinhas da mesma cor. Áreas limitadas pelo vértice podem ter tonalidades iguais. Se a criança não conseguir completar a figura, dê a ela a oportunidade de repintar algumas áreas.
- VARIAÇÃO É possível trabalhar em duplas. As crianças têm de encontrar juntas, uma solução para o desafio.
13- Bolinhas de pingue-pongue – Soprar bolinhas de ping-pong: traçar duas linhas a uma distância de 3m uma da outra e formar fileiras uma de frente para a outra atrás das linhas. Inicia-se o jogo dando uma bolinha para as primeiras crianças de cada fila de um dos lados, estas deverão soprá-las até seus companheiros das filas à frente indo para trás destas filas. A criança que recebeu a bolinha repetirá a mesma ação para o outro lado e assim sucessivamente. Se for em forma de competição, vence a equipe que terminar primeiro
14-Arco – Íris A – fazer um arco-íris no chão com giz ou tiras de papel crepom coloridas. Colocar no final do arco-íris um baú (caixa de papelão) com brinquedos, bexigas, objetos ou fantasias que correspondam às cores do arco-íris desenhado no chão. Execução: formar fileiras, uma para cada cor atrás de uma linha em frente ao arco-íris a mais ou menos 1m de distância ao sinal do professor, os primeiros de cada fila deverão sair andando por cima da linha até o baú e trazer um objeto que corresponda à cor de sua equipe. Todos deverão repetir o mesmo processo; a próxima criança sairá somente quando seu companheiro ultrapassar a linha de chegada. A equipe que primeiro completar o jogo será vencedora.

15– Arco – Íris B – quando utilizar bexigas, seguir o mesmo processo acima onde as crianças deverão pegar no baú uma bexiga que corresponda à cor de sua linha e estourá-la



Poços de Caldas, 16 de outubro de 2012.


Renata Machioni




DESENVOLVIMENTO
Para os pequenos as noçoes de matemáticas são as mais simples possíveis. Em relação á contagem oral esta irá até o número que tiver significado para a turma, como por exemplo o número de crianças na sala.
Em noçÃO de quantidade abordar os conceitos um, nenhum, muito, pouco, cheio e vazio.
Noções de tempo são agora, depois, hoje, amanhã, cedo e noite noção de espaço são perto/longe, dentro/fora, cima/embaixo, alto/baixo, grande/pequeno.
·         recitar parlendas que contenham contagem como um, dois, feijão com arroz..., a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota 1, bota 2..., etc...
·         cantar e encenar ou dramatizar cantigas que contenham contagem: um, dois, três indiozinhos..., a carrocinha pegou 3 cachorros..., o meu chapéu tem 3 pontas..., mariana conta 1, mariana conta1..., 5 patinhos foram passear além da montanha para brincar..., 5 macaquinhos pulavam na cama um caiu com a cabeça no chão..., etc...
·         contar histórias fazendo uso de estratégias diferenciadas como fantoche de bonecos, de vara, gravuras na parede, objetos, objetos sonoros,...
HISTÓRIAS SUGERIDAS:
galinha ruiva –  quantidade 1, medidas de capacidade (copo, colheres...)
 joão e maria – espaço ( marcar o percurso)
 cachinhos dourados- grandezas (grande, médio, pequeno)
 dona baratinha – sistema monetário (dinheiro)
 o fazendeiro, seu filho e o burro – cima/embaixo
o burro e o sal -   leve/ pesado
 a festa no céu- subir/descer, dentro/fora, leve /pesado
 o barquinho vai... distância , figuras geométricas
a roupa nova do imperador – metro

·         criar caixas decoradas de forma chamativa para colecionar potes, bolinhas de cores e texturas diferentes, peças de encaixe, caixinhas, bichinhos de borracha e de pelúcia  para manipulação e exploração;
·         encher e esvaziar potes com areia e água;
·         transferir líquidos e massas de um pote para outro com colheres ou copos;
·         estimar a quantidade de “macarrão” que cabe no pote. Pode-se fazer montes de com quantidades diferentes e deixar que as crianças deduzam qual pote será utilizado para guardar o macarrão dos montes.
·         Promover rodas de curiosidades apresentando objetos relacionados á sistemas de medidas de tempo(relógios, bússulas, calendários), de cumprimento (metro, régua, fita métrica), de massa (balanças de pé e de mão, copos de medida) e de capacidade ( litros, copos, colheres)
·         Montagem ou reprodução de imagens com figuras geométricas.
·         Completar desenhos -  dê a metade do desenho para eles completarem a parte que falta
·         Comparar palavras destacando o número de letras, de sílabas, a letra inicial, a letra final através do jogo “descubra a palavra”
·          
·         confeccionar um quadro para registrar o número de alunos presente e ausentes – 1 bonequinho por criança;
·         confeccionar um relógio com rotina (rodinha/atividade/água/lanche/parque/soninho/ir embora)
·         promover horário de conto e reconto de histórias lembrando que a criança precisa de ferramentas para que a auxiliem na memorização, estas podem ser gravuras, fantoches ou objetos);
·         Recitar parlendas, versinhos e  poesias com recursos diferenciados e que contenham linguagem matemática;
·         Criar convites escritos par as turminhas vizinhas visitarem a sala para brincar, para lanchar, para ouvir histórias...
·         Sempre que for realizar alguma atividade em folha, registrar o nome da criança no alto da folha com letra de forma maiúscula;
·         Decorar caixas para guardar livros, revistas, jornais, panfletos e outros na sala.
·         Brincar de corre cutia (correr por fora, sentar dentro), de “sai piaba” onde uma criança fica dentro da roda, de macaco na roda, e outras de demonstrem o espaço dentro e fora.
·         Colocar diversos objetos na roda e compará-los para verificar qual é maior, menor, mais pesado, leve, ...
·         Distribuir bichinhos e potes e deixar que façam correspondência bichinho/pote para que deduzam se cabem.
·         Numa bacia com água vivenciar objetos que afundam e que não afundam.
·         Trazer pequenos animais para contato e observação ( peixe, cachorrinho, pássaro, pintinho) chamar a atenção para a matemática deles como quantidade de pernas, olhos, boca ou bica, asas, ...
·         Arremessar bolinhas no  balde e contar depois.
·         Observar gravuras e descrevê-las ou montá-las em 3d.
·         Desenhar em espaço grande – folha A3
·         Desenhar em espaço pequeno ¼ da folha A4
·         Fazer colagem dentro do pratinho;
·         Fazer colagem do lado de fora da lata
·         Modelar com massinha bastões ou bolas grandes e pequenas
·         Construir grandes ou pequenas torres com blocos ou embalagens vazias
·         Marcar ritmos e pausas de músicas diversas.
·         Caminhar e dançar ao ritmo das músicas;
·         Variar os estilos de musicas para a hora do soninho
·         Dançar/ movimentar o corpo, braços e pernas da criança ao ritmo das músicas
Apostila  150 jogos para estimulação infantil;

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